domingo, 25 de agosto de 2013

Etapa 1 passo 4

Etapa 1 passo 4
Preparar uma apresentação para alunos do 5° ano, sobre a História da Matemática, com detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade.

História da Matemática
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Que vem do grego Máthema.


Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade.
Na pré-história o homem sobrevivia com o que a natureza lhe oferecia, depois precisou viver em grupos, construir casa, plantar e precisava contar principalmente para dividir o que produzia.


Dando nó em cordas, ao usar pedras e gravetos


E com o tempo cada povo foi criando sua própria numeração
Tales de Mileto em 575 a.c. usou a geometria para resolver cálculos como altura de uma pirâmide.
Pitágoras foi o primeiro a mencionar a palavra matemática e provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa H²=C²+C².

Arquimedes cria a fórmula para o cálculo de volume da esfera e o ciindro em 250 a.c. Também criou a cataputa de longo alcance.

Galileu criou o compasso geométrico que usamos atualmente.

O processo de Numeralização e a comunicação da humanidade.
Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número. Por exemplo:
Quantas pedrinhas estão na palma das mãos?
As cinco pedrinhas, também correspondem a cinco dedos. Dessa forma podemos construir o conceito de número. Com a matemática podemos contar a quantidade de pessoas de uma sala de aula.
Com a matemática podemos medir tudo o que desejamos como: Planeta Vênus, pirâmides, vulcões, etc...



Atualmente esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, na arquitetura, informática, medicina, física, etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe matemática.






Nenhum comentário:

Postar um comentário