Anhanguera Educacional S/A - FAC Limeira/SP
Componentes do Grupo:
Francileide Alves dos Santos RA: 5707151118
Janaína Juliana dos Santos Souza RA: 3252559297
ATPS Fundamentos e Metodologia de Matemática
1° etapa da ATPS de Matemática( Aula tema : A construção do numero operário. Classificação. Seriação. Numeração. Aulas 2,3, e 4.)
Para Jean Piaget e Constance Kamii (1990) a criança nessa faixa etária é capaz de desenvolver várias habilidades necessárias à construção da noção de número, como: observar, contar, calcular, classificar. A partindo deste conceito ela poderá construir a inclusão hierárquica; conseguindo realizar atividades que demonstrem as quantidades. Num primeiro momento, elas ainda não conseguem especificar tipos, nomes e medidas, mas consegue memorizar, principalmente, as noções concretas, tornando-se fator importante para essa aprendizagem adquirir o gosto pelos números e suas operações. A internalizarão do conceito de quantidade dependem do nível mental que Jean Piaget nomeia de reversibilidade. Reversibilidade é a capacidade de fazer, desfazer mentalmente a mesma operação. Para ele “a criança não pode conceituar adequadamente o número até que seja capaz de conservar quantidades, tornar reversíveis as operações, classificar e seriar”.
A criança constrói em seu intelecto, a noção de número fazendo-se necessário desenvolver certas habilidades, desse modo, a observação exerce um significado importante na aprendizagem. Os professores devem promover oportunidades para que as crianças brinquem livremente, manuseando livremente os materiais existentes, favorecendo e conhecendo os objetos. A criança pequena estando em contato com os objetos irão montar seus próprios brinquedos como: casinhas, castelos, estradinhas, jogos e etc. organizando suas próprias regras, favorecendo a construção social e simbólica do número em seu interior. A construção do número implica fundamentalmente experiências de relações que as crianças realizam dentro e fora do âmbito escolar.
As atividades de classificar brinquedos, objetos, sementes etc. é um passo essencial para construir a noção de número, os professores devem auxiliá-los para que percebam as semelhanças e diferenças, orientando-os com questões inversas.
Trabalhando com determinados objetos, explorando os, e lançando questões/reflexões, favorecendo o agrupamento desses objetos classificando-os de acordo com a semelhança de forma, tamanho ou cor. A partir dessas reflexões, o educador poderá questionar o porquê de separar, classificar e assim verificar qual a opinião das crianças estimulando o raciocínio-lógico matemático. As atividades de seriação com os objetos no ambiente escolar é um fator importante na construção do número. Pois as crianças poderão participar de atividades onde irão ordenar em conjunto objetos diferentes entre si.
Em sala de aula é necessário ser trabalhado com blocos lógicos, cubos de papéis, jogos de encaixes, quebra-cabeça, material dourado, entre outros. Os números em si não estão nos objetos apresentados, é uma construção da mente de todas as crianças. As crianças criam a partir de determinadas situações, relações no interior de sua mente, através de estímulos dados sobre determinados fatos e acontecimentos assim as crianças tendem a tirar suas próprias conclusões em relação aos fatos vivenciados por eles. Cabe aos professores investigar e valorizar as formas de como as crianças pensam sobre determinados objetos nas diversas etapas de suas vidas.
Assim o professor deve observar o em todas as atividades, podendo assim perceber quando ela chega ao resultado ou próximo,é importante que a criança desenvolva o sua autonomia para que possam ser mentalmente ativas para contruir o numero. O professor deve incentivar suas habilidades e fazer intervenções sempre que necessário, tendo um papel fundamental para encorajar os alunos, expondo seus pensamentos e medos, mas sempre respeitando seu tempo e espaço de cada criança.
Fonte: Matemagicando
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