domingo, 25 de agosto de 2013

Etapa 2 passo 4



Etapa 2 passo 4


Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma

determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do

número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar

o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.



PERGUNTAS: Faixa etária a partir dos 06 anos



1) Quem conhece o ábaco?

2) Para que Serve?

3) Como é utilizado?

4) Como funciona?

5) De que lado é utilizado o ábaco?

6) De onde surgiu?

7) Como trabalhar a adição, subtração, a multiplicação e a divisão?

8) Comparar e ordenar quantidades representadas no ábaco.

9) Composição e decomposição de números com um e dois algarismos.

10) Compreender que 10 unidades sempre podem ser trocadas por uma dezena, e vice-versa como fazer no Ábaco?

11) Como colocar as ordens posicionais dos números?

12) Como fazer a leitura dos números até a dezena de milhar?

13) Como classificar os números em ordem crescente e decrescente?

14) Como adicionar um número no Ábaco quando outro já existente? 123 + 530

15) Como ler um resultado obtido no ábaco?

16) Como juntamos um grupo de 10 unidades e trocamos por uma dezena?

17) Como juntamos um grupo de 10 dezenas e trocamos por uma centena?

18) Quando ditado de números com um e dois algarismos como representar no ábaco?

19) O quanto o ábaco pode facilitar na matemática?


20) O ábaco pode substituir a calculadora?






Fonte : http://pdgmatemagicando.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário