domingo, 25 de agosto de 2013

2º etapa da ATPS de matemática Passo 2 ( Aula tema decimal.Construção da dezena pela brincadeira.O ábaco. A construção da centena da unidade de milhar. Aula 5 e 6

Limeira, 25 de agosto de 2013

2º etapa da ATPS de matemática ( Aula tema decimal.Construção da dezena pela brincadeira.O ábaco. A construção da centena da unidade de milhar. Aula 5 e 6.

Atividades que utilizam o ábaco como recurso para a compreensão das casas decimais.

Atividade proposta para uma criança de 10 anos.

“A aluna já consegue construir o significado de sistema de numeração decimal, explorando situações-problemas que envolvam contagem e compreende o uso do valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal, por meio do jogo” Nunca 10”proposto pela professora.

1-No ábaco, Maria Júlia representou um número.Que número é esse?

(A)1.314
(B) 4.131
(C) 2.417
(D) 1.232

2- Identifique os números nos ábacos abaixo:
a)12.547        
b)1.026
c)1.508
d)14.251
3-Qual é o número que o ábaco esta representando?

Perguntas desafiadoras para reflexão:

1-Por que trocamos 10 peças acuumuladas na casa decimal por 1 peça na casa das dezenas?
2- Porque a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupado?
3-Que símbolo você utiliza para representar a classe vazia?



Referências: http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/03/trabalhando-com-o-abaco-em-sala-de-aula.html. Acessado em 04 de outubro de 2012.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifkSGyFEa3pCWECEG2BbQQzlZKfJ7uEIFML4U2lJY796aQKEnJm2CkNWzedA3jFnXrCuaBV3eJ9rEQ-eapLC4mZbTLUX0zDF1QQITUa8CWVrPJkhtbAnftLhhyphenhyphenf0yi9cHuTSfBuRSPY5M/s1600-h/abaco.JPG


Nenhum comentário:

Postar um comentário