2º etapa da ATPS de matemática ( Aula tema decimal.Construção da dezena pela brincadeira.O ábaco. A construção da centena da unidade de milhar. Aula 5 e 6.
Atividades que utilizam o ábaco como recurso para a compreensão das casas decimais.
Atividade proposta para uma criança de 10 anos.
“A aluna já consegue construir o significado de sistema de numeração decimal, explorando situações-problemas que envolvam contagem e compreende o uso do valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal, por meio do jogo” Nunca 10”proposto pela professora.
1-No ábaco, Maria Júlia representou um número.Que número é esse?
(A)1.314
(B)
4.131
(C)
2.417
(D)
1.232
2-
Identifique os números nos ábacos abaixo:
a)12.547
b)1.026
c)1.508
d)14.251
3-Qual
é o número que o ábaco esta representando?
Perguntas
desafiadoras para reflexão:
1-Por
que trocamos 10 peças acuumuladas na casa decimal por 1 peça na casa das
dezenas?
2-
Porque a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver
ocupado?
3-Que
símbolo você utiliza para representar a classe vazia?
Referências: http://bonatereducacao.blogspot.com.br/2011/03/trabalhando-com-o-abaco-em-sala-de-aula.html. Acessado em 04 de outubro de 2012.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifkSGyFEa3pCWECEG2BbQQzlZKfJ7uEIFML4U2lJY796aQKEnJm2CkNWzedA3jFnXrCuaBV3eJ9rEQ-eapLC4mZbTLUX0zDF1QQITUa8CWVrPJkhtbAnftLhhyphenhyphenf0yi9cHuTSfBuRSPY5M/s1600-h/abaco.JPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário