domingo, 25 de agosto de 2013
Etapa 3 passo 4
Etapa 3 Passo 4
Preparar um texto, com título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objetivo inicial.
As dificuldades de entender a matemática
A proposta das atividades dos problemas matemáticos as crianças com que estão no 2º ano do ensino fundamental, mesmo que a faixa etária da atividade seja para 2º ano do ensino fundamental, as duas crianças tiveram dificuldades de entender a resolução do problema, ou seja, não conseguiram interpretar o problema. Por não conseguirem retirar do enunciado dos problemas matemáticos dados para a sua resolução ou identificar o que o problema está questionando.
Na primeira atividade realizada pela Julia, ela apresentou dificuldade com o último zero do dividendo, ainda esta aprendendo esta forma quando tem que descer um número, lembra que tem que fazer a “ponte da amizade” quando os primeiros números do dividendo emprestam para que o valor seja divisível pelo número do quociente.
Na segunda atividade não teve dificuldade respondeu logo após ler o enunciado disse que é de vezes e a tabuada do 7 que é o mesmo que 7+7.
Sobre a terceira atividade houve dificuldade com a vírgula, disse que ainda não aprendeu contas com vírgula à intervenção foi em contar as casas do multiplicando após a vírgula e a mesma quantidade de casas conta-se produto da direita para a esquerda e acrescenta a vírgula e quanto ao zero do multiplicador não lembrou que deveria coloca-lo no produto para que a resposta esteja correta, mostrei que todos os números multiplicados por zero dá ele mesmo, então ao termino da multiplicação basta abaixar o zero do multiplicador para se obter o produto.
Também foi aplicada a mesma atividade no aluno Sergio do 2 º ano do ensino Fundamental - 07 anos.
Na primeira atividade não apresentou dificuldade com a divisão, pois conseguiu entender o enunciado do problema e através de representação concreta conseguiu fazer as 100 bolinhas e dividi-las em grupos de 5 até chegar ao resultado. Porém o mesmo não consegue ainda a montar a conta em pé.
Na segunda atividade não teve dificuldade respondeu logo após ler o enunciado disse que 7+7.
E na terceira atividade houve dificuldade em interpretar o enunciado do terceiro problema, onde a conta teria que ser aplicada em dinheiro. Sobre a terceira atividade houve dificuldade com a vírgula, disse que ainda não aprendeu contas com vírgula, mas a criança perguntou se poderia somar o valor 20 vezes, então deixei que realizasse mesmo com grande dificuldade por causa da vírgula, teve bastante interferência na colocação da vírgula e o porquê de usar.
Acreditamos que a matemática pode ser bem melhor cultivada através de contextos significativos, jogos e brincadeiras, ao trazer os conteúdos que era simplesmente decorado, explicado e adestrado, como algo que faz sentido e pode ser aproveitado na vida prática, faz do aluno um ser pensante e reflexivo e influente nos mais distintos assuntos.
Claro que nem todos os conteúdos matemáticos poderão ser ensinados através de jogos e brincadeiras, entretanto cabe ao professor atuar como pesquisador e buscar aprender cada vez mais táticas lúdicas para atingir seus objetivos, apresentando a sua aula mais dinâmica levando a verdade ao mostrar o porquê de cada conteúdo.
Fonte Matemagicando
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